O Carrossel nunca para

Quem assiste a série americana Grey's Anatomy já ouviu a frase “o carrossel nunca para de girar”, que foi dita pela mãe da protagonista e se tornou marcante na história.

Essa frase possibilita uma série de interpretações, e a que mais me toca é justamente a metáfora do carrossel com a Vida. Depois que você entra no carrossel, você só tem uma escolha: seguir em frente e continuar girando, aconteça o que acontecer.

O carrossel marcou minha infância. Nos parques caidinhos que chegavam ao meu bairro, instalados em algum terreno baldio, não havia muitas atrações, mas sempre tinha um carrossel. Me lembro de uma vez em que meus pais nos levaram num final de domingo (isso não era tão comum assim), e que eu e minha irmã, quatro anos mais nova que eu, brincamos no carrossel. O curioso é que o que mais me marcou foi a vergonha de perceber que estava sendo observada por eles e o sentimento de “obrigação” de acenar e sorrir a cada volta. Eu já havia crescido.

Naquela transição da infância em que a gente abandona as fantasias, o carrossel perdeu o significado para mim... Até meus filhos nascerem. Foi quando eu me vi querendo andar novamente no carrossel com eles e, um pouco depois, quando eles começaram a andar sozinhos no brinquedo, dei por mim acenando a cada volta, do lado de fora, não querendo perder um sorriso deles sequer. Foi quando entendi o ciclo. O carrossel continuou girando.

Hoje, o Carrossel me inspira. Me faz lembrar que a Vida continua girando, mesmo que você não se dê conta. Mesmo que você paralise, mesmo que se sinta perdido, mesmo que queira parar, a Vida continuará girando, porque a Vida não espera por ninguém. Ela simplesmente segue seu curso.

Você não tem a opção de voltar atrás, porque o carrossel gira sempre numa mesma direção. Não adianta ficar lamentando o que passou nem tentar retroceder. É uma luta inglória. A única alternativa no carrossel da Vida é o que você vai fazer daqui por diante, nunca para trás.

Você também não sabe quando vai parar. Afinal, ninguém entra no carrossel sabendo o número de voltas. Só que na Vida, infelizmente, a gente não tem a chance de dizer “de novo!” como as crianças fazem e dar mais uma volta.

O carrossel era a atração favorita de Walt Disney e a própria ideia de construir um parque surgiu enquanto ele assistia as suas filhas se divertindo num carrossel. Foi diante daquela cena que ele imaginou um parque onde adultos e crianças pudessem se divertir juntos.

No carrossel da Disney, todos os cavalos são brancos, como os cavalos dos heróis e príncipes encantados, mas nenhum deles é igual. Cada cavalo tem uma característica diferente. Isso me encanta. Sabe por que ? Porque me faz lembrar que como se quer passar pela Vida é uma escolha individual. Cada um escolhe o seu cavalo e nenhuma escolha é igual a outra. Mesmo que o cavalo suba ou desça, a forma de encarar essa travessia também é uma escolha.

O carrossel da vida não para. Até parar. Simplesmente faça valer a pena.

Bj bj!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse espaço é seu... Deixe seu comentário e vamos conversar!